Os hábitos sociais vêm evoluindo cada vez mais. É gigantesca a variação de opções de aprendizado atualmente, e com a tecnologia, o surgimento de várias novas profissões e formas de empreender também está crescendo.
Essa demanda de novos empreendimentos e modos de trabalho fez dos cursos de aprendizado e aperfeiçoamento uma necessidade.
Com o isolamento social dos últimos tempos de pandemia, a opção por cursos presenciais deixou de ser uma opção na maioria dos casos. Foi então que os cursos à distância se estabeleceram como uma alternativa de aprendizado.
Mas, ao que parece, a tendência é de que as aulas virtuais cheguem para ficar. Afinal, o EAD é uma facilidade imensa para muitas pessoas. Se você deseja aprender uma nova profissão e estar mais capacitado para o mercado de trabalho, saiba como escolher uma faculdade online!

O peso do MEC na escolha da sua nova instituição de ensino

Quem vai fazer uma graduação ou pós-graduação virtual precisa pesquisar, antes de tudo, se a instituição é aprovada pelo MEC.
Se você fizer um curso e no final não tiver o reconhecimento do MEC, então de nada terá valido todo seu esforço. O que acontece é que muitas faculdades particulares estão entrando no mercado, e para ofertarem um curso elas não precisam ser reconhecidas pelo MEC… o processo pode estar em andamento junto ao órgão nacional, mas não finalizado, entende?
Isso tem um peso muito grande para os cursos que te capacitam para atuar no mercado de trabalho. Para os cursos livres, como um curso de fotografia ou culinária, por exemplo, esse reconhecimento não tem um peso tão grande. Mas ainda é importante saber se, no final das contas, você irá receber um certificado.
Por isso, é muito importante pesquisar bem antes de iniciar um contrato com uma instituição de ensino online. Muitos charlatões podem se aproveitar de um conhecimento x e vendê-lo como um curso, mas no final, você acaba saindo perdendo.

Como o MEC avalia as faculdades EAD

Para que uma instituição de ensino superior seja regulamentada, ela precisa passar por uma avaliação do MEC, seja ela presencial ou EAD. Existem dois tipos de avaliações:
O CI — Conceito Institucional: nota que é atribuída após a visita presencial no local que oferece os cursos;
E o IGC — Índice Geral de Cursos: essa nota avalia a média das notas que a instituição teve em todos os cursos de graduação e pós oferecidos. A partir disso, eles fazem uma média.
Além disso, para saber se o seu curso também é bem avaliado no MEC, eles fazem regularmente avaliações individuais para os cursos. Tem a modalidade do Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e o Enade — esse é mais conhecido.

Como descobrir se uma faculdade EAD é reconhecida pelo MEC?

Se você deseja conferir se a faculdade que você está interessado está regularizada pelo MEC, você pode consultar virtualmente mesmo. Todas as faculdades EAD que são credenciadas pelo MEC estão cadastradas no portal e-MEC.

Por que estudar online?

Bom, se você ainda tem um pé atrás quanto ao ensino à distância, existem alguns fatores que são bem vantajosos para os alunos. A questão econômica, por exemplo, influencia bastante na decisão para um curso EAD.
Além disso, os alunos relatam outros benefícios em estudar à distância, como horário flexível, autonomia de estudo, economia de dinheiro e tempo com deslocamentos, métodos mais dinâmicos e flexíveis, entre outros.

3 dicas de faculdades online para você se formar

E se você chegou até aqui, nós listamos três faculdades EAD que possuem uma ótima avaliação no MEC. Afinal, para investir tempo e dinheiro, é preciso escolher com responsabilidade e cuidado.
As seguintes faculdades privadas apresentam as melhores avaliações no IGC e no CI (Conceito Institucional) pelo MEC. São elas:

Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAP) CI: 5 IGC: 5
Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) CI: 5 IGC: 4
Universidade Nove de Julho (UNINOVE) CI: 5 IGC: 4

Gostou do conteúdo, então, que tal conferir quais as profissões do futuro? Dá uma conferidinha no post seguinte, clique aí no botão: