Confira como um SDR se diferencia dos outros cargos do mercado e quais os tipos existentes

Saiba o que significa SDR e veja a diferença em relação a outros cargos do mercado atual

Atualizado em dezembro 17, 2022 | Autor: Michelle
Confira como um SDR se diferencia dos outros cargos do mercado e quais os tipos existentes

O SDR é um cargo cada mais procurado no mercado.
É uma função bem importante no mundo moderno de vendas online, afinal, vai ajudar sua empresa a vender mais e ter decisões mais assertivas.
É isso aí, se a sua empresa que quer crescer, se ela quer um número de conversões em vendas maior, então a sua empresa precisa de um SDR.
Se você não sabe do que se trata, fica tranquilo que vamos te explicar, vai que você goste e resolva se tornar um?
SDR significa , ou Sales Development Representative,que, em tradução livre, é o cargo que prospecta e qualifica leads para uma equipe de vendas.
Então, vem com a gente que vamos te explicar o que um SDR faz, na prática. Bora?

Saiba o que é o SDR e a importância desse profissional no mercado

Traduzindo a sigla SDR, ela quer dizer, representante de Desenvolvimento de Vendas, ou seja, é um profissional que trabalha ao lado do setor de vendas.
É a pessoa da sua equipe que vai prospectar clientes para gerar leads seguros.
Ou seja, não é um profissional que, talvez, vá gerar um grande número de clientes prospectados, mas certamente vai qualificar estes leads, de forma que sejam mais assertivos ao setor de vendas.
Se é algo que vai de encontro ao seu perfil, saiba que estes profissionais estão tendo cada vez mais valor no mercado, pois eles preparam o terreno para as vendas.
E como toda empresa precisa de vendas, como o que segura uma empresa de pé e a faz crescer são as vendas, este profissionais será cada vez mais valorizado.

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Entenda pelo que o SDR é responsável

O profissional SDR prepara o caminho para o vendedor atuar, de forma que a próxima visita ou contato do vendedor seja confiável.

Seja através de leads, seja por telefone, e-mail ou até mesmo pessoalmente, com o SDR o vendedor da sua empresa não vai ficar batendo cabeça.
Por exemplo, não tem coisa mais chata do que você estar aí, na correria do trabalho ou então no descanso com a família e receber ligação de telefone indesejada de bancos ou de operadoras de telefone, te oferecendo um produto que você não quer, não é mesmo?
Com certeza, estas empresas não tem um SDR, afinal, com este profissional, os contatos da sua equipe de vendas não são desperdiçados com clientes que não tem interesse no seu produto.
Além disso, o seu vendedor vai render mais e será mais proativo se ele tiver alguém que desbrave o cenário, que descubra onde está o cliente interessado e que lhe passe um contato direto, o horário perfeito e por aí vai.
Outra função do SDR, por exemplo, é prospectar esses leads usando suas próprias ferramentas, como Google, redes sociais, referência de parceiros ou leads internos.

Veja quais os tipos de profissionais SDR

Bem, agora que já te explicamos a função de um SDR, vamos adiante e te mostrar quais os tipos de profissionais ligados ao assunto, afinal, os SDRs são divididos em duas classes.

Essas diferenciações servem para diferenciar o tipo que a empresa busca e como será a sua função.
Low Touch
O SDR Low Touch faz o primeiro contato com os leads, depois passa para o setor de vendas.
Esse tipo de atuação exige menos tempo na qualificação, porém, é o preferido em empresas com processos de venda mais longos.
Então, caso o lead não se prove útil, pode ser descartado.
High Touch
O SDR High Touch faz o processo  longo, tirando o máximo de informação dos clientes para tornar a venda mais fácil.

O SDR High Touch busca extrair o máximo dos clientes para que o vendedor só precise finalizar depois.

Entenda quais as diferenças entre SDR e outros cargos no mercado de trabalho

O que destaca o SDR no mercado de trabalho, para você entender, é a qualificação dos especialistas e a importância no processo de vendas.
Em geral, o SDR já tem experiência em vendas e qualificação, tanto que deixam tudo “redondinho” já no primeiro contato com o lead.
Essa função de separar e preparar o leads torna o processo bem mais organizado e confiável.
Desta forma, o fluxo de leads se torna mais seguro e fácil de controlar.

Veja qual a diferença entre o SDR e o representante de vendas

como falamos, o SDR realiza o processo anterior ao vendedor, ou seja, primeiro vem o SDR, depois o Representante de Vendas.
Um começa a preparar o possível cliente, outro entra na fase de finalizar a venda.
Mas, entenda, não cabe ao SDR presentar o produto, seus benefícios e ver qual “dor” do cliente o produto vai sanar. Isso é função do vendedor.