Metas SMART: O que são, principais características e como definir as suas!

Saiba tudo sobre o método de organização que te ajuda a conquistar suas metas com mais rapidez e eficácia

Atualizado em janeiro 29, 2022 | Autor: Michelle
Metas SMART: O que são, principais características e como definir as suas!

Para que você consiga conquistar os seus objetivos, a dica é usar as metas SMART.
Para conquistar os objetivos, é muito importante estabelecer metas para visualizar com maior precisão tudo aquilo que você almeja conquistar.
Em uma empresa, por exemplo, as metas podem apontar um aumento significativo na produtividade dos funcionários, já que, além de estimular o esforço, pode também trazer maiores números para a companhia.
Para se organizar, as metas também são importantes, afinal, significam uma evolução, tanto pessoal, como também profissional. Isso também vale para você visualizar o que você precisa fazer e não se esquecer de nada.
Um método muito bacana que pode estimular e otimizar as suas metas, é o método chamado “SMART”. Essa técnica tem um significado bem importante que nós vamos te explicar no post de hoje!

O que significa SMART?

S-pecific (específica), M-easurable (mensurável), A-ttainable (atingível), R-elevant (relevante) e T-ime based (temporal). O termo, obviamente derivado do inglês, surgiu com o objetivo de otimizar a organização das suas metas.
O SMART funciona como um checklist.
Mas como assim?
Bom, dessa forma, você pode avaliar se a sua meta cumpre os requisitos e consegue atingir os resultados que você precisa.
Cada letra, ou melhor, cada palavra, significa uma “ferramenta” que vai ajudar a verificar se a sua meta está realmente qualificada para conquistar o seu objetivo. Vamos entender melhor como funciona?

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S — Specific: (específica)

Essa dica serve para você entender melhor qual é a sua meta e o porquê ela vai te ajudar a conquistar o objetivo. Pontos relativos ou genéricos podem mais atrapalhar do que ajudar, por isso, é importantíssimo que você seja específico!
“Nós precisamos vender mais 20%.” Ok, mas quem é responsável pela meta? Como essa meta pode impactar positivamente no negócio? Até quando precisamos vender mais 20%?
Entende? Por isso, é muito importante ser específico e o mais claro possível quanto ao seu objetivo e meta estabelecidos.
“Nós precisamos vender mais 20% das regatas azuis no mês de dezembro. A equipe C vai ficar responsável por elaborar um plano de ação, e a equipe B por colocar o plano em prática.”
Percebe a diferença?

M — Measurable: (mensurável)

Para ter noção do progresso da sua meta e do seu desempenho quanto ao alcance do objetivo, é importante ter em mente um objetivo claro e pé no chão. Você precisa ter noção que tem que começar gradualmente para alcançar o seu objetivo.
Não dá para alcançar um objetivo que seja impossível de realizar, entende? É necessário ser realista quanto aos seus recursos, disposição, disponibilidade, etc., para que consiga alcançar mais rapidamente e com mais eficácia.
O critério “M” da ferramenta SMART é saber se o seu objetivo é acessível e como torná-lo mensurável.

A — Achievable: (alcançável)

O critério “A” funciona como um complemento da letra “M”. Esse critério diz que a sua meta, mesmo que desafiadora, deve ser possível de alcançar. Sabendo que é possível, como eu vou encontrar os caminhos para realizar?
A tarefa desse critério é se perguntar:
– eu tenho os recursos, disposição e disponibilidade para atingir esse objetivo?
– o que falta? e como conseguir?
– qual é plano de ação?
Quanto mais específica e mensurável a sua meta for, mais fácil será alcançar o seu objetivo. Essas questões tornam o plano de ação mais claros e mais fáceis de separar, caso sejam dificultosos. Assim, você poderá traçar metas menores e que sejam mais acessíveis, para que o seu objetivo final seja mais possível.

R — Relevant: (relevante)

Quando você estabelece que precisa vender mais 20% de regatas azuis no mês de dezembro e designa os devidos responsáveis por cada ação, você terá um plano de ação mais concreto.
Contudo, você precisa verificar o nível de relevância de cada meta e explicar os motivos por trás daquela meta. Dessa forma, os envolvidos estarão mais motivados e farão um trabalho mais efetivo.
Quando os responsáveis sabem o impacto que a meta tratá para o negócio, os números, o lucro, ela será tratada como prioridade. Sabendo desses fatores e quais são os resultados esperados, e como os resultados influenciarão no dia a dia da empresa, será muito mais eficaz o alcance da meta.

T — Time based: (questão de tempo)

O último critério da ferramenta SMART é a questão de tempo. Como você vai realizar uma ação para alcançar uma meta se você não sabe para quando precisa? Ou em quanto tempo precisa dividir as ações para alcançar o objetivo?
Esse é um dos critérios mais importantes, pois tem a ver com prazos e tempo de execução. Tudo isso conta no planejamento e ações realizadas para alcançar os resultados esperados.
Quer se aprofundar mais neste assunto, confira o próximo post: