Hoje em dia, está cada vez mais comum mudar de carreira e encarar os desafios de uma nova profissão. Os motivos para isso são bem diversos, e podem envolver uma insatisfação com o trabalho e falta de identificação com a profissão atual. 
Muitas pessoas estão insatisfeitas no seu trabalho atual, ou gostariam de aproveitar mais todo o seu potencial, mas não sabem ao certo por onde começar. Mudar de profissão pode ser um grande desafio, mas com algumas “manhas” pode ser menos turbulento. Saiba como facilitar esse momento de decisão.

Antes mudar de carreira…

Então antes de mais nada é importante você buscar conhecimento, se especializar e saber exatamente o que você precisa para atingir seus objetivos.
Muitos especialistas em economia, alguns escritores de publicações específicas como a Forbes, afirmam que, em vez de investir em sua grande paixão, é preciso buscar desenvolver afinidade por uma atividade que você tenha potencial para fazer bem. 

Como assim?!

Pois é… Tipo assim, no momento de avaliar, você também precisa focar nas profissões que pagam bons salários e que tenham previsão de gerar muitas vagas pelos próximos anos. 
Assim, ao invés de viver perseguindo uma oportunidade é muito possível que você tenha empregadores procurando constantemente por você.
Mas como avaliar se é uma boa carreira? Um bom emprego conseguirá entregar um conforto razoável à sua vida. Ainda que em início de carreira, o salário deve permitir pagar todas as suas contas, além dos pequenos luxos, sem deixar de lado a economia para criar sua reserva de emergência.
Agora, confira algumas dicas para saber por onde começar a mudar de carreira!

Converse com pessoas que estão onde você quer chegar

Se você não sabe ao certo o que fazer para crescer na sua carreira, a melhor forma de descobrir isso pode ser conversando com quem está lá.
Seja um colega de trabalho, ou mesmo um mentor, tente entender como ele conseguiu chegar onde está, os conhecimentos necessários, o caminho que trilhou, e principalmente o que foi fundamental para atingir os objetivos.
Mas lembre-se que as pessoas não são iguais, nem as empresas, nem o momento. Então essas experiências devem servir como uma direção, e não uma cartilha exata do que fazer.

Analise a sua situação

Antes de tomar qualquer decisão, é bom separar um tempinho para ter um momento de reflexão. Durante esse momento, tente pensar se você realmente deseja mudar de carreira, ou se esse sentimento surgiu porque você está cansado ou estressado.
Essa reflexão pode ser muito importante, pois uma mudança de rumo na sua carreira é um grande desafio, que traz sem dúvida excelentes benefícios para a sua vida. Logo, ela exige muita calma e planejamento.

Planeje a transição

Quais serão as possíveis transformações que a mudança de carreira causará em sua vida? Você precisa buscar as possíveis respostas para essa pergunta se quiser se planejar bem e evitar algumas inconveniências.
Dessa forma, tente saber como a mudança de carreira afetará sua vida pessoal, acadêmica e até familiar. Isso é essencial para você conseguir lidar com a mudança de carreira com mais tranquilidade.

Busque meios para se capacitar

Agora que você já sabe quais as exigências da sua nova área, é hora de buscar meios para se capacitar para entrar no mercado com o pé direito.
Sendo assim, faça inscrições em cursos, palestrar e workshops relacionados a essa área. Se for uma exigência da área, faça uma graduação em uma boa faculdade.
Esse é um movimento necessário para você atualizar os seus conhecimentos, aprimore as suas habilidades e consiga destaque ao mudar de carreira, sem arriscar ficar defasado.