Roer unhas em algum momento de tensão não é brincadeira, pode ser sintoma de ansiedade. Veja 5 alimentos para incluir na dieta se você tem ansiedade.
O transtorno de ansiedade é uma patologia que está acometendo muitos brasileiros e não é apenas por conta da pandemia.
Então, antes de tudo, se você sofre do transtorno de ansiedade, precisa procurar ajuda médica.
Mas, você sabia que há formas de minimizar os distúrbios e cuidar da sua saúde através da alimentação?
É sobre isso que vamos falar neste post.
Confira 5 alimentos para incluir na dieta se você tem ansiedade, principalmente, se você sofre de intestino solto em momentos de tensão.

Entenda a relação entre ansiedade e intestino solto

Não sei se você sabe, mas o intestino é considerado o nosso segundo cérebro.
Mas o que tem a ver o intestino e a ansiedade, eles têm relação entre si?
Tem tudo a ver e vamos mostrar para você neste post.
Ter intestino solto é uma consequência do transtorno de ansiedade, que é uma patologia.
A ansiedade é um sentimento, mas o transtorno de ansiedade é uma patologia, que precisa ser tratada por especialistas.
Hoje a gente sabe que as duas coisas estão interligadas: intestino e ansiedade.

Conheça a importância do intestino no seu organismo

Durante muitos anos acreditava-se que as únicas funções do intestino eram ajudar na digestão e absorção de nutrientes e de água.
Mas, não, o intestino não tem apenas estas funções.
Ele também não é apenas responsável pela eliminação de toxinas, aqueles produtos que não devem ser absorvidos pelo corpo.
Ao longo dos anos, médicos e cientistas foram descobrindo outras funções do intestino.
Ele age também como um importante órgão endócrino, produzindo hormônios para o nosso bem-estar.
Por este motivo, se você tem intestino solto quando a ansiedade aperta, veja 5 alimentos para incluir na dieta se você tem ansiedade.

Entenda porque o intestino é considerado nosso segundo cérebro

Ter um intestino saudável significa que este órgão precisa funcionar bem.
Quando tudo está em dia, o intestino ajuda a combater problemas, como o estresse, a ansiedade e os problemas de humor.
Por tudo o que foi descoberto pela Ciência, o intestino hoje é considerado nosso segundo cérebro.
Para a pesquisadora Aline Quissak, que é nutricionista, devido à ansiedade, muitas pessoas acabaram desenvolvendo problemas maiores.
Um deles é a Síndrome do Intestino Irritável; outro, é o intestino solto, que antigamente não era tão comum.
Então, para você que apenas é ansioso ou sofre de transtorno de ansiedade, tendo como consequências o seu intestino solto, vamos trazer 5 dicas valiosas.
Sendo assim, saiba que existem estratégias nutricionais que podem ser adotadas para ajudar nessa tarefa.

Veja 5 alimentos para incluir na dieta se você tem ansiedade

Se você sofre com problemas de intestino solto, uma das consequências do transtorno de ansiedade, você precisa conferir esta lista.
Vamos trazer dicas alimentares que podem te ajudar nesta problemática de correr ao banheiro sempre que bate aquela ansiedade.
Então, confira a lista que a nutricionista fez para ajudar você que sofre deste distúrbio:

1 – Batata

A batata, por ser pobre em gordura e rica em amido, tem a função de segurar o intestino solto.
Então, um simples purê pode ajudar a segurar a barra, metaforicamente falando.
Seja em caso de diarreia ou intestino solto por ansiedade, apele para a batata inglesa.
Além disso, é importante seu consumo por ser rica em potássio, nutriente descartado pelo organismo devido à diarreia.

2 – Banana

Falamos em potássio e você lembrou de quem?
Eu sei, lembrou da banana.
Esta fruta tem bastante amido, vitaminas do complexo B e magnésio também ajuda nessa função, porém, precisa estar cozida.
Por isso asse, grelhe ou adicione banana cozida no mingau.

3 – Canja

A canja te dá um conforto emocional, principalmente quando estamos com dor de barriga.
Quando você se sentir mal, não esqueça da canja, afinal, como diz o ditado, prudência e canja não fazem mal a ninguém.
A canja faz bem para quem é ansioso ou tem intestino solto porque o arroz, cenoura, batata, frango são de fácil digestão.

4 – Cenoura

A cenoura também possui um carboidrato que ajuda a segurar o intestino quando cozida.
Se ela for crua, ajuda no intestino preso, que não é o caso de quem sofre de ansiedade.
Então, lembre-se de cozinhar bem a cenoura nestas horas.
Além disso, a cenoura contém vitamina A, que tem função anti-inflamatória.
Ou seja, é essencial para o intestino solto que pode estar inflamado.

5 – Aveia

A aveia pode ser usada em ambos os casos, seja de intestino preso ou solto.
O que muda, segundo a nutricionista Aline Quissak, é o tempo de cozimento.
Quando você cozinha por mais tempo, chegando em um mingau grosso, ajuda a segurar o intestino.

Dica bônus – temperinhos

Não sei se você é adepta aos temperinhos, mas em casos como estes que estamos falando aqui, eles são a salvação do negócio.
Portanto, se você sofre de distúrbios de ansiedade que acarreta intestino solto, não esqueça de usar ervas como noz moscada, louro e orégano.
São especiarias que ajudam na digestão e combatem a inflamação, que pode ser o caso de quem está com intestino solto devido a ansiedade.